Wednesday, August 01, 2007

A grandeza da raça negra

O Brasil tem a segunda maior população negra do mundo. Contudo, a presença do negro em terras brasileiras foi marcada de preconceitos e negações. No universo do Brasil Colônia, o índio acabou cedendo lugar para o negro como escravo. De acordo com o Censo de 2000, a percentegam de nagros analfabetos chega a 18,69%, enquanto a de brancos, 8,31%. Já é sem tempo de acabar definitivamente com preconceitos e valorizar a raça negra, que tanto fez pela cultura brasileira, e criar uma nova nação sem fronteiras. Como disse muito bem o manifesto pardo-mestiço "Em nossas veias pulsa misturado, em percentuais diferentes, o sangue do índio, o sangue do negro, o sangue do branco, o sangue do amarelo". A maioria brasileira é mestiça e tem mais de 60% do gen negro. Se a genética nos revela a realidade, falta resgatar os negros excluídos da história familiar e manifestar de uma vez por todas que nossa civilização não é exclusiva do homem branco. Afinal, o mundo negro é beleza e movimento, raízes de pensamentos, poesias, amor e religiosidade. Aquele que conseguir lançar um negro olhar sobre a indescritível beleza da cor está próximo de entender que a diferença de tom de pele não é impedimento, mas grandeza do multicultural, do multiracial, onde reside o milagre da vida.

Georgiana de Sá

"A escrava Anastácia é cultuada no Brasil como santa e heroína, considerada uma das mais importantes figuras femininas da história negra no Brasil. Sua beleza tornou-se objeto de desejo e obsessão do feitor de sua fazenda. Por nunca ter aceitado o assédio do rapaz, foi violentada e condenada a viver com uma máscara no rosto, que era retirada apenas durante as refeições, suportando este instrumento de supremo suplício por longos anos de sua dolorosa, mas heróica existência." (Fonte: wikipedia)




Prece Milagrosa para alcançar uma Graça urgente da Escrava Anastácia


Vemos que algum algoz fez da tua vida um martírio, violentou tiranicamente a tua mocidade, vemos também no teu semblante macio, do teu rosto suave, tranquilo, a paz que os sofrimentos não conseguiram perturbar.
Isso quer dizer: eras pura, superior, tanto assim que Deus levou-te para as planuras do Céu e deu-te o poder de fazeres curas, raças e milagres mil.
Anastácia pedimos-te... roga por nós, proteja-nos, envolve-nos no teu manto de graças e com teu olhar bondoso, firme, penetrante, afasta de nós os males e os maldizentes do mundo. Tudo que pedimos por nosso Senhor Jesus Cristo na unidade do Espírito Santo, Amém.
Todas as manhãs, antes de sair para o trabalho, olhe para Anastácia, peça-lhe suas graças, que tudo correrá bem para você.

No comments: