Saturday, August 30, 2008

MILITANTE DA BIODIVERSIDADE


Foto: Fabio Cabral

Wanessa Camargo abre caminhos para a conscientização ambiental

Filha do cantor sertanejo Zezé di Camargo,Wanessa Camargo descobriu seu talento e quis conquistar o próprio espaço no panorama musical brasileiro. A menina de Goiás, que começou cantando num coral da Flórida (EUA), já interpretou quase uma centena de canções e incorporou um estilo próprio, com repertórios dedicados à música pop romântica. A intérprete foi premiada como ‘Artista Revelação’ (2001) e está em seu sexto CD, Total (2008). A música do novo disco Me Abrace (Abrázame) é um dos temas da novela A Favorita. Entretanto, o detalhe que faz toda a diferença na trajetória de vida da artista é sua consciência do valor de preservar e respeitar a natureza. Wanessa empresta seu prestígio à causa ecológica, atuando como embaixatriz da Fundação SOS Mata Atlântica. A cantora chegou a plantar mais de 700 árvores para neutralizar seus transportes durante o ano. As preocupações da artista com os problemas ambientais não param por aí. Ela poupa recursos do planeta economizando água e energia elétrica em casa e exibe clipe ecológico durante seus shows. Nessa entrevista ao Ambiente Hoje, Wanessa Camargo fala de seus estímulos para exercer cidadania e defender a biodiversidade.

Você é embaixadora da ‘SOS Mata Atlântica’. Porque resolveu lutar em prol do meio ambiente?

Sempre fui preocupada com a questão do meio ambiente, mas tomei a decisão de fazer parte do projeto ‘SOS Mata Atlântica’ depois de ler o livro “A Mata Atlântica é Aqui e Daí”, onde a jornalista Ana Augusta Rocha e o ambientalista Fabio Feldman descrevem os impactos ambientais na região. No livro, os autores evidenciam as possibilidades reais de uma futura escassez de recursos naturais e destacam a diminuição na qualidade de vida. O fato é que a leitura me fez perceber que a minha influência entre os jovens poderia auxiliar positivamente na preservação do bioma. Essa compreensão me motivou a lutar em defesa da biodiversidade e me tornar embaixadora da Fundação SOS Mata Atlântica.

Você considera necessária uma nova cultura ambiental no Brasil?

Sim. É preciso conscientizar os cidadãos brasileiros sobre a urgência na preservação do meio ambiente, até mesmo pela garantia de sobrevivência da espécie humana. O viver de cada um depende diretamente dos recursos naturais que o planeta Terra oferece, por isso as pessoas precisam tomar mais atitudes para preservar a natureza.

Qual a importância de celebridades se engajarem na luta pela preservação ambiental?

O artista, de certa forma, acaba influenciando e informando seu público, pela repercussão e espaço que suas opiniões têm na mídia. Dessa forma, é importante despertar a consciência do público sobre a necessidade de poluir menos e de preservar o meio-ambiente.

Você tem esperanças de um futuro melhor para nossas florestas? Para você é possível frear a degradação ambiental no bioma da Mata Atlântica?

Sou otimista. Eu acredito no futuro e confio na capacidade do povo brasileiro para aprender a respeitar e conservar os ecossistemas do país. Tenho esperanças quanto à preservação de nossas florestas. No caso do bioma da Mata Atlântica, para inibir a degradação ambiental na região precisamos da união e colaboração de todos em projetos como os da ‘SOS Mata Atlântica’. A proteção ambiental só será possível se a conscientização individual se conectar a ações coletivas.


Dentre os seus trabalhos de proteção ambiental está o de visitar escolas e motivar crianças a manter relação de paz com a natureza. A educação ambiental nas escolas pode criar uma geração preparada para o uso sustentável dos recursos naturais?

Desde os tempos de escola que minha educação também foi ambiental। Quanto mais espaços forem criados para promover a educação ambiental, maior será a garantia de conscientização। Além dos atuais programas de educação ambiental em escolas, a possibilidade de acesso à informação cresce a cada dia, o que facilita o processo de formação de uma consciência ambiental coletiva। Além das escolas, é preciso encorajar outras parcerias em busca de novas culturas, motivar a responsabilidade, a sensibilização e a prática da preservação da natureza.

Por Georgiana de Sá – Exclusivo para o jornal Ambiente Hoje da Amda

No comments: