Monday, December 15, 2008

Plano para as águas de Minas

Imagem: velhochico.net
Terminou hoje (10/12), no Dayrell Minas Hotel, em Belo Horizonte, a primeira etapa do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais - PERH/MG. Foram realizadas nove consultas públicas, em diversas regiões de Minas, com o objetivo de coletar sugestões da população sobre a gestão das águas no Estado. Para a diretora de Gestão de Recursos Hídricos do Igam, Luiza de Marillac Camargos, a participação social simbolizou o avanço na implantação do planejamento hídrico.

A diretora explicou que a primeira consulta teve caráter informativo e consultivo. Já a segunda etapa, prevista para ocorrer entre os meses de maio e junho de 2009, será propositiva, discutindo propostas, programas e planejamentos. O resultado dos encontros será apresentado na última etapa, através de diretrizes, metas e programas para a gestão das águas em Minas.

Para o coordenador do Plano pelo Consórcio Holus, Fernando Rodriguez, o plano vai se concretizar em longo prazo e constituir, através de suas etapas, a visão do conjunto dos problemas de cada bacia. “Serão 27 consultas públicas, envolvendo sociedade, poder público e cientistas. Teremos que avaliar o que é politicamente viável, de consenso social e tecnicamente fundamentado”, considerou.


Os grupos discutiram temas que envolvem a qualidade e quantidade das águas subterrâneas e superficiais, as diferentes vazões das bacias, a importância de harmonizar políticas de recursos hídricos com políticas setoriais das hidrelétricas, das atividades agrícolas, agropecuárias e de mineração. “A água não pode ser fator restritivo ao desenvolvimento do Estado”, opinou Fernando Rodriguez, ressaltando que os resultados podem definir cenários de desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental.

A elaboração do documento terá um investimento de cerca de R$ 3 milhões e a previsão de conclusão é para dezembro de 2009.

Por Georgiana de Sá - Exclusivo para a Amda

No comments: