Friday, December 26, 2008

AVENTURAS NA NATUREZA

Serras e parques mineiros fortalecem o mapa turístico do Brasil
É chegado o momento das férias e os roteiros ecológicos são opções freqüentes nos programas de viagens. Minas Gerais, de norte a sul, se torna território do ecoturismo. São paisagens surpreendentes, sítios arqueológicos e caminhos trilhados por colonizadores.
Minas Gerais possui sete Parques Estaduais abertos à visitação. Um deles é o Parque Estadual do Ibitipoca, na Zona da Mata, a 241 km de Belo Horizonte (BH), com praias naturais e espécies em extinção como a onça parda e o lobo guará.
Foto de Glauco Umbelino
Parque Estadual do Ibitipoca/MG
Localizado nos municípios de Mariana e Ouro Preto, a 100 km da Capital, o Parque Estadual do Itacolomi também é habitat de expressiva fauna (macacos, tatus e capivaras).
Já o Parque Estadual de Nova Baden guarda a beleza da cachoeira Sete Quedas, de jequitibás, jacarandás, bromélias e orquídeas. Localiza-se em Lambari, região do Circuito das Águas que tem uma boa infra-estrutura para visitantes.
E por falar em água, o Parque Estadual do Rio Doce possui quarenta lagoas, entre elas a Dom Helvécio, onde se pode pescar, nadar e andar de barco. Está situado no Vale do Aço, a 249 km de BH.
Outro que possui praias fluviais com areais brancas é o Parque Estadual do Rio Preto, na Serra do Espinhaço, a 355 km da capital. Destacando-se como paraíso botânico, o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro fica na Mata Atlântica, a 290 km de BH, possui vales, chapadas, encostas, cursos d’água e picos cobertos por neblina.
Foto de Arthur Tahara
Trilha no Parque Estadual do Rio Preto
O mais próximo de BH é o Parque Estadual da Serra do Rola Moça. Fica nos arredores de Nova Lima e Ibirité, possui vastos mananciais e vegetação de colorido impressionante. Coordenadas de onde ficar e como chegar aos parques estaduais mineiros estão disponíveis no site www.ief.mg.gov, do Instituto Estadual de Florestas – IEF.

OUTROS RECANTOS ECOLÓGICOS DE MINAS
Além de unidades de conservação, as montanhas mineiras abrigam outros municípios com encantos naturais. Carrancas é um desses lugares, que atraem pela natureza exuberante.
Imagem de Anderson, Néia e Giulia. Disponível em www.flickr.com
Carrancas - MG
Com acesso pela BR-381, Carrancas fica no Sul de Minas, tem quatro mil habitantes e está a 295 km de BH. A cidade tem área para camping, passeios a cavalo, trilhas, igrejas barrocas e cachoeiras. O site http://www.carrancas.com.br relaciona atrações e pousadas disponíveis.
Santuário Nossa Senhora da Piedade - Caeté - MG
Mais um destino de ecoturistas, Caeté, que em tupi-guarani significa “Mata Virgem”, se localiza a 50 km de BH. Foi palco da Guerra dos Emboabas. Lá também estão o santuário católico da Serra da Piedade e o Observatório Astronômico da UFMG. O roteiro de Caeté inclui vistas deslumbrantes, mountain bike e alpinismo na “Pedra Branca”, bloco de pedra com 60 metros de altura.
Foto: Leandro ReisAlpinismo em bloco de pedra com 60 metros de altura - Pedra Branca - MG
Santuário Nossa Senhora da Piedade - Caeté - MG
Na continuidade dos roteiros ecológicos, o Circuito da Serra do Cabral possui grande valor arqueológico. No centro-norte de Minas, abriga cavernas e lapinhas onde, a cerca de 350 anos atrás, viveram povos nômades que registraram por ali muitas pinturas rupestres. São abundantes trilhas que podem ser percorridas a pé, como as que levam à Serra do Espinhaço e as águas termais. Estas águas, com temperatura de 30 graus, ficam nos Distritos de Santa Bárbara e Curimataí e muicípios de Augusto de Lima e Buenópolis. As cidades que integram o circuito possuem hotéis e pousadas e o acesso é possível pela BR-040, BR-365, e MG-208. No portal de turismo, MinasTour - http://www.minastour.com.br, é possível escolher onde ficar.
Crédito da imagem: iagothecomedy. Disponível em www.flickr.com Serra do cabral - Corinto Mg
Por Georgiana de Sá - Exclusivo para o jornal Ambiente Hoje da Amda

No comments: