Saturday, February 02, 2008

“ESPELHO, ESPELHO MEU”

Depiladora explica o que os salões de beleza podem fazer pela boa aparência
**
No poema ‘Receita de Mulher’, numa espécie de idealização da perfeição feminina, Vinícius de Moraes garante que ‘beleza é fundamental’. Atuando no mercado da beleza há mais de 34 anos, Cezônia Alves Pires, 60, discorda das exigências do poeta e acredita que não é necessário à mulher nascer bela, mas sim cuidar da aparência para fortalecer a auto-estima. “O que vale é se olhar no espelho e se achar elegante, atraente e sensual”, defende ela, lembrando que o magnetismo pessoal tem haver com a autoconfiança da mulher em criar a harmonia do visual.


Cezônia nasceu no município de Presidente Juscelino, interior do Estado e veio “tentar a vida em Belo Horizonte”, como ela mesma conta, trabalhando como manicure. Alguns anos depois, especializou-se em depilação e se tornou empresária no ramo da imagem pessoal. A ex-manicure é hoje proprietária do Salão New Soft, administra uma equipe de profissionais da beleza e diz apoiar-se na qualidade de serviços como garantida do negócio. “A cada dia há mais salões de beleza. É possível ver dois ou três em um mesmo quarteirão. Mas, não basta fazer um curso de cabeleireira e abrir um salão, se não tiver competência logo fecha”, ressalta a profissional.

Foi cuidando da aparência das mulheres que Cezônia conseguiu trazer os irmãos para morarem na Capital, criar os filhos e prosperar na vida. De acordo com ela, o trunfo para vencer a concorrência é se tornar uma espécie de fonte de beleza e juventude da clientela. “O salão de beleza é o moderno espaço para a mulher se produzir. Por isso, a cliente precisa gostar do atendimento e sentir vontade de voltar. Já atendi gerações de uma mesma família: avó, mãe e filha”.


Na opinião da empresária, hidratações capilares, tinturas, cortes, tratamentos faciais, maquilagens, cuidados com mãos, pés e depilações, servem para auxiliar na manutenção da boa aparência e nos pormenores do visual. “Mesmo nas recessões econômicas sempre sobra um trocado para ajeitar o cabelo ou pintar as unhas. Qualquer um gosta de ouvir: você está tão bonita!”.


Segundo a depiladora, os constantes avanços e descobertas na área dos cosméticos possibilitam a eficácia dos tratamentos estéticos e aumentam os recursos dos profissionais da beleza. “Desde que inventaram a depilação com cera, por exemplo, a mulher não usa mais a lâmina de barbear porque é agressivo para a pele, engrossa o fio. Quando comecei a depilar usava cera caseira e folhas de papel celofane. Atualmente, os lenços são de papel, existem ceras de algas e de azuleno para não irritar a pele, dilatar os poros e facilitar a remoção dos pêlos”, explica.

**

Ela destaca que os homens também têm procurado o salão para retirada de pêlos das costas, do peito e da barba, ou mesmo para limpar o excesso de sobrancelha com cera. A especialista observa que os rituais de beleza funcionam como uma espécie de terapia para muita gente.

**

Conforme ela, o profissional que cuida da imagem pessoal se habitua a ouvir desabafos, conflitos emocionais e acaba criando vínculos de fidelidade com a freguesia. “Muitas vezes, enquanto se arruma, a cliente usa o salão como um confessionário. É importante ter ética, ser discreto e saber guardar segredos”.

**

Para Cezônia, a vaidade sem exageros é sinal de amor-próprio e a mulher deve cuidar da aparência como se cuida de um jardim, principalmente depois de aposentada ou na terceira idade. “Um simples corte de cabelo pode dar uma aparência mais jovem”, aconselha.

Foto e redação: Georgiana de Sá

No comments: