Tuesday, February 26, 2008

Mudanças no estilo de vida podem prevenir casos de câncer

O oncologista Rodrigo Cunha Guimarães fala como evitar e combater o câncer


Segundo o oncologista Rodrigo Cunha Guimarães, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, o álcool aumenta o risco de incidência de câncer de laringe, boca e aparelho digestivo, enquanto o tabagismo está diretamente relacionado a tipos de câncer como os de pulmão, bexiga, esôfago, pescoço e laringe. “O uso abusivo do álcool e o hábito de fumar se relacionam ao surgimento de vários tipos de câncer porque interferem nas mutações celulares”, explica ele.


O clínico esclarece que o desenvolvimento do câncer ocorre quando as células perdem o controle sob si próprias e se reproduzem desordenadamente, formando tumores que podem causar deformidades no órgão de origem ou até mesmo atingir outros órgãos. “Existem os casos de câncer hereditário, por alterações herdadas, e os de mutações por fatores ambientais, incluindo os hábitos alimentares, o tabagismo e o alcoolismo”.


O médico alerta para a relação entre a alimentação e a ocorrência de câncer. Conforme o especialista, alimentos queimados e defumados são tóxicos e estão no rol de substâncias cancerígenas. “Alguns alimentos estão associados ao risco de câncer no aparelho digestivo, como as carnes ricas em gordura, os alimentos em conserva, os defumados e as carnes de churrasco. Já a ingestão de dietas ricas em vegetais, frutas e legumes reduz o risco de câncer no intestino e estômago”.


De acordo com levantamentos do Instituto nacional de Câncer – Inca, Órgão do Ministério de Saúde do Brasil, os tumores de mama e de colo de útero são as maiores ocorrências entre o sexo feminino. Na última publicação do Inca sobre a ”Situação do Câncer no Brasil”, estima-se para o ano de 2008 a ocorrência de até 466.730 de câncer de mama em mulheres e de 19 mil novos casos de tumores de colo do útero. O oncologista aconselha que as mulheres realizem exames preventivos de colo de útero desde os 18 anos e a mamografia anual a partir dos 40 anos de idade. “Exercícios físicos com moderação são indicados como medida preventiva para estes casos. Alguns estudos comprovam que o exercício físico reduz substancialmente riscos de certos tumores, principalmente os de mama. Além disso, a mamografia é importante arma no combate ao câncer. Detectado em fase inicial, o câncer de mama tem 90% de chance de cura”, adverte.


Ainda conforme o especialista, o câncer de pele é o mais freqüente entre todos os tipos de tumores, indicando, na maioria dos casos, a possibilidade evolução benigna e de ser tratado com cirurgia. Ele recomenda como forma mais eficaz de evitar esse tipo de câncer, a redução de exposições repetidas à luz solar. “O risco total de contrair um câncer de pele pode diminuir quando a pessoa não se expõe ao sol das 10 às 15 horas”.


Tumores de pulmão, próstata e intestino são, segundo o médico, as principais causas de morte por câncer em homens. Ele esclarece que, mesmo podendo ocorrer em qualquer faixa etária, a incidência é maior na idade adulta, depois dos 50 anos. O clínico enfatiza que a detecção precoce pode reduzir a mortalidade pelo câncer e que os homens com mais de 40 anos precisam fazer exames anuais preventivos. “Não se deve adiar a realização do exame de próstata por medo de toque retal, ou evitar outros exames como o teste do antígeno prostático (PSA), que é um tipo de exame de sangue, e a colonoscopia, que permite a detecção e tratamento de lesões e de câncer de cólon em fase inicial”.


Sobre o câncer infantil, o oncologista adverte que a leucemia é a forma mais comum em crianças e que os principais sintomas são febre, anemia e dor nas articulações. “Observando sinais de alerta, os pais devem procurar um médico para que a criança faça exame de sangue completo”. O médico destaca a prevenção como o melhor remédio para uma boa saúde. Ele recomenda que a pessoa, desde a infância, adote um estilo de vida saudável, evite substâncias nocivas, cigarro e bebida alcoólica, tenha uma boa nutrição, com controle do peso e exercícios físicos regulares. “Associados à ação preventiva, otimismo, pensamento positivo e bom senso de humor também ajudam”, garante ele.

Foto/texto: Georgiana de Sá

No comments: