Friday, November 28, 2008

Climatologista fala das mudanças climáticas e ações preventivas em países pobres

Crédito da imagem: Jeff Sullivan. Disponível em www.flickr.com

Investimentos em educação, tecnologia e maior interesse em torno do controle da natalidade podem preparar melhor os países pobres para ações preventivas frente às atuais mudanças climáticas. Essas questões foram suscitadas durante o evento “Diálogos da Terra no Planeta Água”, nesta quinta-feira (27/11), pela climatologista do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), Lucka Bogotaj.

A convidada considerou, ainda, que a educação social pode ser mais eficaz que pagar pela preservação de florestas. Estabelecendo uma relação entre pobreza e corrupção, a Lucka explicou que, em países pobres, as compensações financeiras podem não ser investidas na preservação ambiental, em razão dos constantes episódios de corrupção relatados nestas nações.
A climatologista fez referência às formas de compensação que seriam mais adequadas em países pobres e em vias de desenvolvimento. Ela citou programas de educação entre mulheres para controle do crescimento populacional e apoio internacional para que estas nações inovem tecnologias e possam minimizar efeitos do aquecimento global.

Mesmo avaliando que o planeta sofrerá alterações climáticas irreversíveis, a climatologista enfatizou a importância de medidas preventivas que, segundo ela, só serão implantadas por meio de conscientização e mobilização social. “A mobilização social pode ser garantida através da internet, da TV e de todas as outras mídias, de estudantes e intelectuais jovens”, disse ela, ponderando que não podemos esperar que os políticos façam mudanças no modelo econômico clássico sem impulsos sociais. “É preciso haver pressão de diferentes fontes para alcançar sustentabilidade”, defendeu Lucka.

Por Georgiana de Sá - Exclusivo para a Amda

No comments: