Saturday, November 29, 2008

Personagens de Ziraldo colaboram com educação infantil e ensinam a cuidar da água

Imagens: Cartilha Gênero e Água - Ziraldo


Durante o encerramento do Fórum “Diálogos da Terra no Planeta Água” foi lançada a Cartilha Gênero e Água, do cartunista Ziraldo. Maria de Fátima Chagas, do Programa Gender and Water Aliance (GWA), do Instituto Ipanema e Rede CapNet, explicou que o trabalho é um guia educativo infantil, dentro dos princípios da Declaração de Haia, que incorpora a perspectiva de gênero (homem-mulher-família) como determinante de políticas públicas.

Os personagens de Ziraldo vão servir para motivar a participação das mulheres e da família na gestão dos recursos hídricos. “Até lagosta eu pegava no rio Doce quando era menino. Hoje o rio está morto”, disse Ziraldo, comentando sobre a atual degradação da Bacia do Rio Doce e a importância da educação ambiental na formação das gerações futuras.

Ziraldo ponderou que embora os índices oficiais registrem 30% de analfabetos funcionais no Brasil, na prática são mais de 80% sem habilidades de interpretação de textos. “60% dos brasileiros nunca leu um livro. A educação no Brasil é uma questão tão emergencial quanto salvar a água”, disse.
Por Georgiana de Sá - exclusivo para a Amda

No comments: