Tuesday, March 24, 2009

DESPERDÍCIOS DO USO DA ÁGUA

Foto de  Marcos Luppi

Medidores de água individuais em prédios: nova realidade das metrópoles
Na tarde desta segunda feira, 23/03, o 8º Fórum das Águas de Minas Gerais, promoveu palestras da Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais e Copasa - Companhia de Saneamento de Minas Gerais, no Auditório do Sisema - Sistema Estadual de Meio Ambiente.

Beatriz Borges Botelho, analista da Divisão de Ações Mercadológicas da Copasa, falou sobre os novos critérios de medição de água. Segundo ela, a concessionária está providenciando medidores individualizados para condomínios, em conformidade com a Lei Estadual nº 17.506, de 29 de maio de 2008, que dispõe sobre a medição individualizada do consumo de água nas edificações prediais.

De acordo com a analista, o serviço pode ser implantado em edifícios novos e antigos, mas ninguém será obrigado a trocar os medidores. A Copasa só fará o serviço se a decisão for aprovada em ata de reunião de condomínio, com a aceitação de todos os proprietários. “Não é muito simples porque precisa de 100% de adesão, não de inquilinos, mas de proprietários dos apartamentos”, explica ela.
A analista assume que a instalação de hidrômetros individuais vai gerar inibição de desperdícios e redução de consumo de água, mas, também admite a queda no faturamento da concessionária. “Não é lucro para a Copasa, mas é o certo. Todo mundo quer morar num prédio com hidrômetro individual, com racionalização de consumo e valor”.
Para quem optar pelo novo critério, haverá o envio de contas individuais que incluirão o rateio do uso da água em áreas comuns do edifício. Os hidrômetros serão instalados pela Copasa e as despesas serão pagas pelo condomínio ou construtora. Os interessados podem obter uma cartilha com orientações diretamente na concessionária, ou pela internet, no site da Copasa.
Transformando água em energia elétrica
O superintendente de Planejamento de Geração e Transmissão da Cemig, Evandro Leite Vasconcelos ministrou a palestra “A Água como Fonte Energética Sustentável”. A questão energética foi encarada por ele como o grande desafio do século XXI. “Na nova visão política a distribuição de riqueza não é só entre os que estão, mas também para os que estão por vir”, disse ele, enfatizando a importância da sustentabilidade ambiental para a sobrevivência das gerações futuras.
O superintendente mostrou gráficos para ilustrar a tendência de esgotamento de reservas de petróleo e carvão no Brasil. Ele lembrou que o Oriente Médio é a principal região produtora de petróleo do mundo, enquanto Ásia e Oceania possuem a maior parte das reservas mundiais de carvão mineral. “O diferencial do Brasil está nas energias provenientes de fontes renováveis: sol, vento e águas”. 

Como primeira iniciativa para racionalizar o uso da água, Evandro defendeu novos hábitos de consumo consciente. Para isso, sugeriu a instalação de aquecedores solares para diminui gastos com energia elétrica, sobretudo dos chuveiros. “A energia elétrica é cara e nobre, não deveria ser gasta para esquentar água de chuveiro”, disse, acrescentando que o valor aplicado na instalação de um aquecedor solar pode ser compensado em dois anos, com a redução do valor da conta de energia elétrica.
 Foto de  Marcos Luppi
O representante da Cemig defendeu a repotencialização de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), a partir da troca de equipamentos obsoletos por outros mais modernos e eficientes. “Das 600 PCHs que existe no Brasil, a maior parte está em Minas Gerais, que dispõe de 88 pequenas usinas em operação”. O palestrante falou das dificuldades atuais de licenciamentos ambientais para as usinas hidrelétricas, alegando que qualquer fonte energética causa impactos ambientais, até mesmo a eólica, no que se refere às ameaças aos pássaros.
O palestrante ouviu do público sugestões para que a Cemig criasse parcerias com o governo a fim de tornar os aquecedores solares acessíveis a todos os cidadãos e que instituísse uma maior interatividade com os Comitês de Bacias Hidrográficas.
Por Georgiana de Sá - Exclusivo para a Amda

No comments: