Friday, March 20, 2009

Governo e Usiminas reconhecem inviabilidade ambiental de aeroporto ao lado do Parque Estadual do Rio Doce

Em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira, 19 de março, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, anunciou a transferência de localização do aeroporto da Usiminas, inicialmente previsto para funcionar nos limites do Parque Estadual do Rio Doce. “A área tecnicamente adequada no município de Bom Jesus do Galho trazia interferências no Parque do Rio Doce”, explicou o governador.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, expôs que a nova região não possui remanescentes de Mata Atlântica e que não haverá impacto ambiental. Segundo ele, o local escolhido fica a cerca de 40 quilômetros da zona de amortecimento do Parque, no município de Belo Oriente, em área de reflorestamento de eucalipto da Cenibra.

“Entidades ambientalistas, como a Amda e a Fundação Biodiversitas, tornaram públicos os problemas técnicos e a Usiminas aceitou estas considerações”, disse o secretário, avaliando a importância da mobilização ambientalista no processo de aceitação da nova alternativa. “A questão não era só a construção do aeroporto em área de amortecimento, mas a gravidade dos impactos ambientais futuros”, disse José Carlos, citando a construção de rodovias e o processo de expansão urbana na área de proteção como conseqüências posteriores inevitáveis.
Embora tenha comentado que a nova área não terá a mesma capacidade de expansão da anterior, o presidente da Usiminas, Marco Antônio Castello Branco, reconheceu que o terreno é adequado. “Para o serviço que nós prestamos hoje, ele é suficiente. A questão da ampliação, devido ao crescimento industrial, econômico daquela região, é uma questão da política de desenvolvimento do Estado e, com toda certeza, o Estado terá respostas do ponto de vista aeroportuário no momento que for necessário”.

Aécio Neves prometeu acelerar a liberação das novas obras. “Caberá agora à Usiminas apresentar rapidamente o projeto, uma nova modelagem do seu novo aeroporto, que é fundamental para que se possa dar início às obras da nova planta e temos o compromisso da nossa parte também de sermos ágeis do ponto de vista da análise ambiental do projeto”.

Conforme o presidente da Usiminas, as obras terão investimentos de R$ 80 milhões, mesmo valor previsto para o plano anterior, e devem começar em julho próximo. “Não vai haver nenhuma alteração dos custos. O investimento que a Usiminas fará na construção do aeroporto será o mesmo que havia sido programado também para o município do Bom Jesus do Galho”.


Foto de Ian cotta - Macaco no Parque Estadual do Rio Doce
O Parque do Rio Doce, maior reserva de Mata Atlântica no Estado de Minas Gerais, abriga inúmeras espécies da flora e da fauna brasileira, algumas, inclusive, ameaçadas de extinção. Ter como vizinho o aeroporto da Usiminas ia realmente incomodar macacos monos-carvoeiros e onças-pintadas em seus espaços residenciais,  legalmente estabelecidos. Quem poderia continuar descansando com tanto barulho? 

 Por Georgiana de Sá - Exclusivo para a Amda (Associação Mineira de Defesa do Ambiente)

No comments: