Thursday, March 26, 2009

Governo reforça compromisso com municípios para alcançar a Meta 2010

ribeirão Arrudas - Belo Horizonte - Crédito Georgiana de Sá

Nesta quarta-feira, 25/03, vinte e seis prefeitos de municípios mineiros, inseridos na bacia do rio das Velhas, se reuniram no Palácio da Liberdade para assumirem o compromisso público de contribuir com a Meta 2010, um projeto do Manuelzão, Governo do Estado e Copasa que propõe navegar, pescar e nadar nesse rio. Durante o encontro, o governador Aécio Neves também assinou ato autorizando a Copasa a investir mais R$ 239 milhões na bacia do Velhas para o biênio 2009/2010.


Na solenidade, que fez parte da programação do 8ª Fórum das Águas, as administrações municipais garantiram, entre outras ações, favorecer políticas sustentáveis de uso e ocupação do solo, de coleta e destinação adequada do lixo e de manutenção da qualidade dos cursos d'água, igual ou melhor do que o previsto. De acordo com a meta, as águas devem se enquadrar na classe dois, conforme requisitos de qualidade previstos na Resolução Conama nº 357 de 2005.


Durante a reunião, o governador prometeu que não vai permitir a construção de barragens no rio das Velhas, depois de ouvir o pedido do coordenador-geral do Projeto Manuelzão, Apolo Heringer. "Não podemos deixar construir barragens na bacia do rio das velhas, isso vai impedir a piracema, vai apodrecer a água do rio com cianobactérias e destruir a ligação da bacia com o rio São Francisco", explicou Apolo. Aécio Neves também liberou R$ 20 milhões para serem aplicados na destinação adequada de lixo urbano em áreas críticas da bacia.


O rio das Velhas é um dos principais afluentes do rio São Francisco. Sua bacia engloba 51 municípios e uma população aproximada de quatro milhões de habitantes (20% da população de Minas Gerais), sendo os municípios de Sete Lagoas e Sabará citados como os mais poluidores.
José Carlos Carvalho, secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, disse que 2010 é uma data simbólica e que os trabalhos para melhorar a qualidade de vida na bacia hidrográfica do rio das Velhas devem continuar após a data limite.


A reunião contou com a participação dos prefeitos de Belo Horizonte, Caeté, Vespasiano, Nova Lima, São José da Lapa, Jequitibá, Confins, Santa Luzia, Prudente de Morais, Baldim, Raposos, Funilândia, Jaboticatubas, Sabará, Pedro Leopoldo, Itabirito, Taquaraçu de Minas, Esmeraldas, Contagem, Sete Lagoas, Nova União, Matozinhos, Rio Acima, Capim Branco, Lagoa Santa e Ribeirão das Neves, além dos presidentes e conselheiros dos 34 Comitês de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais, das duas Comissões Pró-Comitês, de representantes da Cemig e órgãos do Sisema.


Por Georgiana de Sá - Exclusivo para a Amda

No comments: