Monday, October 27, 2008

Soluções positivas para o futuro do clima e da energia

Começa na próxima semana (27/10) o ciclo de palestras da III Edição do Seminário Internacional "O Futuro da Energia" com o tema central "Energia e Mudanças Climáticas". O evento está sendo promovido pela Amda em parceria com o Sistema Estadual do Meio Ambiente - Sisema, por meio da Fundação Estadual de Meio Ambiente -Feam e da Companhia Energética de Minas Gerais- Cemig.

O seminário vai discutir ações de pesquisa e estratégias para o enfrentamento às alterações no clima global, estabelecendo relações entre consumo de energia e os processos de mudanças climáticas. Entre outros assuntos, os especialistas irão falar sobre sustentabilidade, meio ambiente, energia, carbono e energia nuclear.

Um dos palestrantes, o coordenador do 5º Distrito de Meteorologia, Fúlvio Cupolillo, vai explicar como o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) elabora as previsões do tempo. “A palestra será dividia em três tópicos. Primeiro vamos mostrar o que o INMET tem a oferecer à sociedade, em seguida abranger o fenômeno das mudanças climáticas em Minas Gerais, tendo como estudo de caso as cidades mineiras. A terceira parte promove reflexões sobre o papel desempenhado pela sociedade atual, em termos de cooperação diante das mudanças climáticas”, explica o coordenador.

Foto de Francisco de Asís Alfaro Fernández. Disponível em http://www.flickr.com/
A energia eólica (obtida pelo movimento do ar (vento) é considerada a energia mais limpa do planeta e grande chance para o futuro.

O Relatório da ONG WWF-Brasil, que apresenta alternativas para o cenário oficial de energia do país, será um dos assuntos do Seminário. De acordo com o palestrante André Tavares, cientista econômico da WWF-Brasil, o estudo denominado “Agenda Elétrica Sustentável 2020”, prevê, entre outros fatores, a diminuição no desperdício de energia no Brasil e estabilização nas emissões dos gases causadores do efeito estufa. “O estudo lançado pelo WWF-Brasil aborda uma série de assuntos relacionados às mudanças climáticas e apresenta alternativas mais sustentáveis para o futuro da energia no país”, antecipa o palestrante.

O encontro vai acontecer entre os dias 27 e 29 de outubro de 2008, no auditório do CREA-MG - Conselho Regional de Engenharia e os interessados devem se inscrever antecipadamente. Maiores informações podem ser obtidas no site da Amda: http://amda.org.br/, ou através do telefone 32910661.
Por Georgiana de Sá - Exclusivo para a Amda

No comments: