Thursday, May 22, 2008

Estágio Final da Evolução Intelectual


"A ignorância da sociedade do conhecimento"
Robert Kurz
Fichamento de Georgiana de Sá

O sociólogo alemão Robert Kurz fala sobre a ignorância da sociedade do conhecimento. Segundo ele, nunca antes houve tanta informação sendo transmitida por tantos meios ao mesmo tempo. Kurz lembra que o conhecimento, antes da modernidade, era transmito como algo sagrado, acumulado e transmito entre homens. No século XXI, a sociedade oferece um novo significado para o progresso intelectual. A interferência econômica na fluidez do conhecimento é traço marcante da modernidade, segundo explica o autor.

Nos universos da comunicação e da informação, as filosofias das mídias são diretrizes relevantes. Para explicar a participação das mídias no progresso do conhecimento, Kurz cita o alemão Norbert Bolz:
"Poder-se-ia falar de um big-bang do conhecimento. E a galáxia do conhecimento ocidental se expande na velocidade da luz. Aplica-se conhecimento sobre conhecimento e nisso se mostra a produtividade do trabalho intelectual. O verdadeiro feito intelectual do futuro está no design do conhecimento. E, quanto mais significativa for a maneira como a força produtiva se torne inteligência, mais deverão convergir ciência e cultura. O conhecimento é o último recurso do mundo ocidental".

Sobre o conhecimento trivial ele esclarece que embora também se trate de uma forma de conhecimento, mas também representam o colapso informacional que vive o homem na modernidade. A interface entre máquina e homem cria um novo meio para adquirir conhecimento, que, segundo o autor, precisa processar dados corretamente, antes de qualquer ato. Isso traduz o cotidiano do indivíduo, em um sistema eletrônico potente que produz acúmulo reduzido de informações. Este cotidiano também se sustenta pelo processamento de dados e sistemas, das chamadas máquinas inteligentes.

No comments: